WHATSAPP: (31) 99241-7207 | VENDAS: (11) 2476 5789

Saiba a importância de ter um site responsivo para seu negócio

Publicado em Blog

Quem se preocupa com os resultados que uma página pode trazer para a sua empresa sabe que é indispensável investir em vários elementos, e um deles é garantir que o endereço web do negócio seja um site responsivo.

A grande maioria das pessoas hoje já conta com acesso facilitado à internet, realizando uma série de atividades virtuais de modo prático e rápido. 

 

Seja para pesquisar uma receita ou para realizar uma compra online, é possível aproveitar os benefícios que o mundo virtual traz para o dia a dia dos usuários. 

 

Outro fator de peso nesse cenário é o modo como as pessoas acessam a internet, por meio de dispositivos móveis, ou seja, celulares e tablets. 

 

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) realizou uma pesquisa onde mensurou que em 92,1% dos domicílios brasileiros a internet é usada por meio de smartphones.

 

Isso mostra que, para que uma transportadora de mudanças em São Paulo, por exemplo, possa ser vista de maneira adequada pelos seus potenciais clientes, ela precisará investir em um site que seja adequado para acesso em uma tela de menor tamanho. 

 

A responsividade é isso: a forma de estruturar o site para que ele se enquadre de maneira ideal no visor de um smartphone e garanta que o conteúdo inserido ali possa ser visto e utilizado sem dificuldades. 

 

Se você quer saber mais sobre o assunto, entendendo a importância de ter um site responsivo para o seu negócio, siga na leitura deste conteúdo e conheça melhor esse tema de relevância para a sua empresa.

O que é um site responsivo?

Ao surgir a necessidade de pesquisar sobre uma demolidora de construção, certamente você puxa o celular do bolso e faz uma busca rápida na internet, não é mesmo?

 

Segundo o IBGE, hoje 79,1% dos lares brasileiros possui acesso à internet, e isso se deve, em grande medida, aos celulares. 

 

Enquanto o uso dos smartphones cresce, o de outros equipamentos cai continuamente. Os computadores, por exemplo, tiveram redução do seu uso de 56,6% para 50,7%. Até mesmo os tablets estão perdendo espaço, com queda de 14,3% para 12% entre 2017 e 2018.

 

Esses dados mostram a urgência de se garantir que um site seja elaborado ou adaptado para o formato responsivo, ou seja, que possua um layout com capacidade de se enquadrar em qualquer tamanho de tela. 

 

Isso porque qualquer conteúdo disponibilizado no seu site precisa ser visto adequadamente pelo usuário, já que esse pode ser um fator determinante para o sucesso das vendas de uma fabricante de etiquetas promocionais, ou de qualquer outro tipo de negócio.

 

Afinal, quem precisa realizar uma compra e não consegue visualizar o produto, ou que não encontra o botão para fazer o pedido, certamente sai do site daquela empresa e vai atrás de outro que ofereça a usabilidade necessária para a sua ação. 

 

Nesse sentido, ter uma página responsiva se torna um meio de garantir o sucesso do crescimento do seu estabelecimento, permitindo que as pessoas consigam aproveitar os recursos do seu site de modo total. 

Por que ter um site responsivo é importante?

Se você está buscando por empresas de automação industrial na internet, certamente você espera conseguir entrar no site delas e entender o que elas podem te oferecer, escolhendo assim a que fizer mais sentido para o seu negócio. 

 

Mas quem acessa uma página na web pelo celular e não consegue navegar no local abandona esse site facilmente, já que ele não proporciona o suporte que se espera. 

 

Esse é apenas um dos aspectos que mostra a importância de um site responsivo para qualquer empresa. Há ainda vários outros, conforme veremos a seguir. 

01. Aumenta a relevância dentro de buscadores como o Google

Um dos parâmetros analisados pelo Google, para o ranqueamento de uma página nos seus resultados de pesquisa, é justamente a responsividade do site. 

 

Pessoas no mundo todo fazem buscas diariamente no Google, seja para entender como funciona uma limpeza robotizada de dutos de ar condicionado ou para encontrar uma clínica de estética, de modo que estar bem posicionada é fundamental para uma empresa.

 

Como é sabido, os buscadores valorizam sites que oferecem uma boa experiência para o usuário, de modo que a responsividade é um desses elementos, e garantir que ele esteja presente na sua página é um meio de aumentar a relevância do seu endereço web. 

02. Potencializa a velocidade de carregamento

Pode até ser que um site não responsivo seja visto em uma tela de celular, precisando para isso que o usuário utilize a barra de rolagem para ver o conteúdo completo. 

 

Porém, como não poderia deixar de ser, o carregamento do conteúdo se torna mais lento, sendo possível até mesmo que ele não carregue totalmente ou cause travamentos durante o acesso. 

 

Ao aplicar o formato responsivo no seu site, a velocidade de carregamento é potencializada, garantindo que o conteúdo da página possa ser visto de maneira integral e muito mais rápida. 

03. Permite o compartilhamento fácil em mídias sociais

As mídias sociais são plataformas indispensáveis hoje em dia, podendo ser responsáveis por um aumento de tráfego no site de uma distribuidora de EPI, quando se compartilha o link nas postagens das redes. 

 

Para que esse compartilhamento seja feito, assim como para facilitar esse tipo de ação, existem botões específicos para isso, que podem ser usados pelos usuários que gostaram de um conteúdo e querem divulgá-lo ou para enviar um artigo para o seu perfil das mídias. 

 

Nesse sentido, um site responsivo permite que a integração entre ele e as redes sociais seja mais fácil e dinâmica, o que ajuda na experiência do usuário e na divulgação da página nessas plataformas. 

04. Reduz custos com manutenção

A manutenção é uma realidade presente em diferentes empresas. Uma fábrica de moldes plásticos, por exemplo, tem vários tipos de maquinários, que são utilizados para o desenvolvimento de produtos específicos, e que precisam de ajustes periódicos. 

 

Ao considerar que o site de uma empresa pode ser acessado por diversos tipos de terminais, seja celular, tablet, notebook ou computador, ela precisaria criar uma página específica para cada tamanho de tela, e teria custos altos de manutenção com todas elas. 

 

Quando se investe em um formato responsivo, unificam-se todas essas possibilidades em uma só, garantindo que o mesmo site se enquadre em tamanhos distintos de tela. 

 

Dessa forma, a redução de custos com manutenção é maior, principalmente porque qualquer ajuste necessário é feito em um único local, mas é visto em qualquer dispositivo de acesso. 

 

Essas são apenas algumas considerações que mostram a importância de um site responsivo, de maneira que qualquer empresa que queira aumentar o número de acessos úteis na sua página precise investir nesse elemento o quanto antes. 

Dicas para construir um site responsivo

Depois de entender alguns dos motivos pelo qual se deve investir em um site responsivo para a sua empresa, é interessante conhecer dicas que ajudam na construção dele, tais como:

 

  • Decidir o momento de realizar a mudança; 

  • Contratar um profissional para realizar o serviço; 

  • Fazer o monitoramento do tráfego do site;

  • Buscar inspiração em outros sites de segmento parecido; 

  • Utilizar ferramentas de web design.

 

Uma empresa de aluguel de container que queira realizar a adaptação da sua página precisa decidir em qual momento fazer essa mudança. Por ser um passo importante para o crescimento do negócio, é essencial que ele seja feito o mais breve possível. 

 

Tomada a decisão, é importante contratar um profissional especializado para a realização do serviço, de modo que cada elemento presente no seu site seja devidamente adaptado para o formato mobile.

 

É interessante também conhecer os índices de tráfego da sua página, tanto antes quanto depois da mudança, já que esses dados vão ajudar a entender melhor o quanto a responsividade é um fator que aumenta o número de pessoas que visitam o seu site. 

 

Para ter mais criatividade na confecção da nova página, não deixe de conhecer alguns modelos de empresas de segmentos parecidos, que vão ajudar no momento de escolher as características do seu endereço na web, servindo de inspiração. 

 

Por fim, utilizar ferramentas de web design é bastante válido para criar um layout atrativo e bonito, garantindo que o seu site conquiste a atenção dos usuários e traga um aumento expressivo no número de clientes. 

 

Ter um site responsivo é fundamental em tempos onde o smartphone se tornou o meio principal de acesso à internet, permitindo que mais pessoas possam entrar no site e conhecer o seu negócio. 

 

Sendo assim, não deixe de seguir as dicas abordadas neste conteúdo para a construção uma página responsiva e de qualidade para o seu público. 


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Ideas

Casos de Sucesso.

Já são mais de 10.000 clientes usando nossos produtos, softwares e planos de publicidade. Ficamos felizes em acompanhar o crescimento de nossos clientes a cada dia que passa.

Strategy

Criação de Logotipos.

Criamos a sua marca com qualidade e elegância acompanhando todas as tendências atuais. Além de colocarmos a sua empresa no mundo das redes sociais.