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Por que desenvolver um blog empresarial

Publicado em Blog

Um blog empresarial é um recurso que pode ser usado como parte das estratégias do marketing digital, principalmente, para entregar informação de qualidade ao público e oferecer possibilidades de interação. 

 

 

O conteúdo relevante é muito convidativo para os visitantes de um site. Inclusive, de acordo com uma pesquisa da TIC Domicílios publicada em agosto de 2019, 70% dos brasileiros usaram a internet no ano anterior. Isso é equivalente a 126,9 milhões de pessoas. 

 

Estes usuários representam 46,5 milhões de domicílios com acesso à internet. Ou seja, 67% de todas as casas brasileiras tinham acesso à web em 2018.

 

Os dados apresentados por essa pesquisa mostram um cenário muito significativo para as empresas. Isso quer dizer que o ambiente online é promissor e representa um grande potencial para os investimentos dos negócios.

 

Se existe tanta gente usando a rede de internet, então esse é um bom lugar para divulgar o nome da empresa, os produtos, serviços oferecidos, além de conquistar clientes. Isso vale para negócios de qualquer ramo, inclusive, em vários segmentos diferentes.

 

Uma clínica de acupuntura, por exemplo, pode criar um site e vincular um blog empresarial para adicionar conteúdo informativo para os clientes, desta forma, conquistando a atenção dos consumidores.

 

Por qual motivo é importante ter um blog?

O blog empresarial tem o objetivo de complementar o conteúdo do site de uma empresa. É ali que a equipe responsável pelo conteúdo pode contar para os clientes sobre curiosidades daquela instituição ou atualizar a respeito de atividades cotidianas.

 

Além disso, o blog também ajuda com outros benefícios muito importantes que melhoram os resultados gerais da campanha. Então, ter um blog empresarial oferece vantagens como:

 

  • Melhora a otimização SEO do site da empresa;

  • Ajuda a empresa a ganhar credibilidade;

  • Aumenta na geração de leads;

  • Ajuda o cliente a tomar decisões.

 

Uma empresa de montagem industrial que vincula um blog empresarial ao seu site, melhora a otimização SEO do site, principalmente, porque aumenta as chances do mecanismo de busca direcionar o cliente para uma página da empresa.

 

Além disso, esse blog ajuda a criar leads (clientes interessados no conteúdo), porque atua como uma fonte de informações extras. Esse tipo de material diversificado é fundamental para atrair a atenção do usuário.

 

Por fim, oferecer informações que vão além do senso comum, mostra para o cliente que a empresa entende sobre o serviço e produto que está oferecendo. Isso gera credibilidade e ajuda o cliente a se decidir por uma ou por outra empresa.

 

Uma empresa de impermeabilização de caixa d'água pode vincular um blog ao seu site contendo informações adicionais, além dos serviços oferecidos. 

 

É interessante para o cliente entender como é adquirido o material que a empresa utiliza e quais são as suas políticas ambientais, por exemplo. Esse é o tipo de informação que normalmente o usuário não encontra em um site, e que pode chamar sua atenção.

Como criar um blog?

Depois de entender porque um blog empresarial é tão importante atualmente e os benefícios que essa ferramenta pode trazer, é preciso saber como criá-lo. 

 

Basta seguir alguns passos:

 

  1. Contratar o serviço de hospedagem de site;

  2. Criar um domínio chamativo; 

  3. Desenvolver o blog e o webdesign;

  4. Criar o conteúdo.

 

É importante lembrar de colocar no título e no domínio do site palavras relativas ao assunto principal do blog. Isso vai ajudar ele a ser encontrado pelos mecanismos de busca. 

 

O blog empresarial de uma empresa de consultoria tributária, por exemplo, precisa ter essas palavras na sua URL, título e, é claro, ao longo do conteúdo.

Como desenvolver o conteúdo corporativo

Criar um blog empresarial e usar palavras relevantes não é o suficiente. O conteúdo desenvolvido precisa agregar informações novas e significativas para o usuário que chegar até essa página. 

 

Por isso vale a pena conferir algumas dicas para elaborar bem esse material.

Definir uma persona para o blog

A primeira coisa a se fazer é definir uma persona para o blog. Ou seja, um personagem com quem o blog vai dialogar. 

 

Esse personagem representa o cliente ideal, uma pessoa que possivelmente acessou o site, visitou o blog, interessou-se e passou a consumir o conteúdo.

 

Criar essa caracterização ajuda a imaginar quem é o público-alvo, como é a pessoa que realmente consumiria aquele conteúdo.

 

Então, fica mais fácil pensar como o material deve ser desenvolvido, sempre buscando formas de despertar o interesse dos possíveis consumidores. 

Escolher temáticas adequadas

Depois de definir a persona, é preciso escolher temáticas adequadas para apresentar a esse público. Por isso, é importante conhecer o perfil do consumidor, além de entender o que o cliente ideal gostaria de consumir. Dessa forma, você oferece exatamente esse conteúdo.

 

Escolher o tema é uma tarefa importante. No momento em que visualizar o blog, o usuário vai identificar se é do interesse dele ou não. Essa pode ser uma questão decisiva para a empresa conquistar um novo consumidor ou perder um cliente.

 

Por isso, é fundamental identificar qual é a persona e quais são seus interesses, hábitos e comportamentos. Assim, é possível entregar um material adequado.

 

Um curso de operador de empilhadeira tem um público muito específico. Quando um estabelecimento oferece esse tipo de serviço e utiliza um blog para complementar o conteúdo, é importante saber exatamente para quem está falando.

Colocar-se no lugar do leitor

Colocar-se no lugar do leitor vai além de abordar assuntos interessantes para aquele nicho. Mas sim, tratar o leitor com interesse em cativá-lo. Ou seja, criar um conteúdo que você gostaria de consumir.

 

É importante produzir um texto sem erros, coerente, fluido e dinâmico. Se houver termos técnicos, é preciso explicá-los, mesmo que o texto seja voltado para um público que entende aquela palavra. 

 

É bom lembrar que outras pessoas sem aquele conhecimento podem acessar a página e, nesse caso, a empresa perderia um possível consumidor por causa de um conteúdo complexo demais.

 

Quando, por exemplo, um escritório de contabilidade cria um blog para complementar seu site, é interessante deixar o assunto bem explicado e o mais didático possível.

Aprofundar o assunto

Um texto pode abordar diferentes níveis do mesmo assunto. Isso é ótimo, afinal, permite que o visitante encontre todas as informações necessárias em um mesmo lugar. 

 

Isso possibilita uma autonomia para que a própria pessoa decida o quanto ela quer se aprofundar naquele assunto.

 

Para fazer isso, o redator da equipe responsável pode usar headline (subtítulos) para estabelecer uma hierarquização de prioridades dentro do conteúdo do texto. Ou seja, através de subtítulos e seções específicas, o texto se ramifica em temas prioritários. 

 

Isso permite que a pessoa encontre uma determinada informação dentro do material apresentado. Inclusive, é possível aprofundar um assunto e adquirir mais conhecimento, principalmente, quando o leitor seguir para os próximos headlines no texto.

 

Esse recurso pode ser usado para o blog de uma empresa de cotação de seguro. Considerando que é um tema que muitas pessoas tendem a ter dificuldade, por se tratar de transação financeira, então, é interessante dividir o conteúdo em partes e se aprofundar aos poucos.

Utilizar linkagem interna e externa

Outra dica para agregar informação ao conteúdo do blog empresarial é utilizar linkagem interna e externa. Isso significa oferecer ao leitor possibilidades extras de complementar o conteúdo que ele está acessando, por meio da leitura de outros materiais.

 

Esses conteúdos podem ser links da própria empresa, direcionando o usuário para páginas do próprio site; ou links externos que levam a pessoa para outros domínios. Neste caso, é importante verificar a segurança desse endereço e a qualidade do conteúdo.

 

Após confirmar que se trata de um acesso seguro, esse é um recurso interessante, porque mostra para o cliente que a empresa se preocupou em reunir para ele muitas informações em um único lugar, inclusive aquelas que a própria instituição não poderia gerar. 

 

Uma empresa de portaria, por exemplo, pode adicionar links que levam o leitor para sites de serviços complementares automatizados. Situação importante para agregar mais conhecimento.

Considerações finais

Atualmente, mais da metade dos brasileiros tem acesso à internet, uma quantidade muito grande de pessoas utiliza a rede de computadores diariamente, seja para realizar diversas atividades ou para passar o tempo.

 

As informações estão disponíveis, literalmente, na palma da mão. Dessa forma, as pessoas conseguem adquirir um produto, contratar um serviço ou pesquisar uma informação. Tudo com a internet ficou mais fácil e simples. 

 

Por isso, as empresas precisaram se adaptar e adequar seus negócios para esse tipo de cenário. Então, criar um site e vincular um blog empresarial a esse site é uma forma de estar presente online, principalmente, para alcançar esse público.

 

Oferecer conteúdo de qualidade permite usufruir do potencial que a internet oferece para os negócios das empresas, além de alcançar mais pessoas, conquistar clientes e melhorar os resultados de vendas.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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