WHATSAPP: (31) 99241-7207 | VENDAS: (11) 2476 5789

Dicas para realizar a manutenção de seu site

Publicado em Blog

Ter uma página na web é importante, mas fazer manutenção de site é ainda mais, principalmente, para garantir um ambiente de navegação seguro tanto para os usuários quanto para o próprio site.

Por conta da predominância da internet na vida das pessoas, empresas e profissionais precisam estar presentes na web, e uma dessas maneiras é utilizando o site.

 

É fácil encontrar explicações na internet que te ajudem a criar um, mas isso não basta, é necessário mantê-lo em ordem, sendo que isso nem sempre é uma atividade fácil. 

Importante dizer que essa atitude se torna ainda mais necessária em plataformas dinâmicas como blogs. É dessa forma que se pode obter páginas de qualidade e seguras, que atendam às expectativas dos usuários e tragam benefícios para os proprietários.

Principalmente levando em conta o fato de que desenvolver essas plataformas se tornou algo muito mais fácil hoje em dia, a manutenção precisa ser seguida conforme as necessidades, para não prejudicar o funcionamento do site.

O problema é que muita gente não tem ideia de como fazer isso, então, quando tentam, acabam prejudicando a página. Pensando nisso, neste artigo, vamos falar sobre importância de manutenção de site, dentre outras informações. Confira.

 

Importância da manutenção de sites

Existem muitas razões para fazer manutenção em sites, porém, algumas vezes os reparos podem ser complexos. Em contrapartida, alguns casos são apenas atualizações de conteúdo, por exemplo. 

Dentre as principais manutenções, podemos citar:

  • Inclusão de imagens;

  • Informações de contato;

  • Divulgação de lançamentos;

  • Conteúdo 100% novo.

Além desse tipo mais simples, também existem outros um pouco mais complexos, como tradução de sites e atualização de plugins.

Independentemente do que seja feito, o objetivo é sempre manter o pleno funcionamento das páginas, bem como, de seus recursos, evitando problemas que impeçam sua permanência.

Além disso, um site em ordem e com manutenção em dia é bom para a imagem da empresa, pois evita que um funcionamento irregular cause insatisfação nos usuários, como uma imagem que não carrega ou um formulário que não funciona.

Quando o visitante acessa, por exemplo, o site de uma empresa de rolamentos e consegue encontrar tudo o que precisa, automaticamente ele transmite essa confiança para os produtos oferecidos por ela.

No entanto, o contrário também pode acontecer, caso o usuário não consiga encontrar o que precisa ou o site tenha um funcionamento ruim. Ou seja, se o canal oficial é dessa maneira, o que podemos dizer dos produtos e serviços?

Em outras palavras, a manutenção dos sites é importante para a plataforma, mas também para a reputação da empresa perante os consumidores e a concorrência.

Além disso, a manutenção também minimiza chances de queda, aumenta a segurança do site e mantém os conteúdos sempre atualizados.

 

O que priorizar durante a manutenção?

Existem alguns pontos que devem ser considerados durante a manutenção de um site, principalmente, para impressionar os usuários que irão visitá-lo. Então, dentre esses pontos mais importantes temos:

Testar serviços de hospedagem

Existem muitas empresas que oferecem serviços de hospedagem para sites, mas nem sempre todas elas oferecem qualidade. É importante se atentar a isso e desconfiar de preços muito abaixo do mercado.

Isso porque quando alguma delas barateia muito a manutenção, pode estar deixando de lado aspectos importantes, como boa velocidade de acesso e todo o suporte técnico necessários.

Outro ponto importante que precisamos destacar é monitorar a empresa escolhida. Por exemplo, quando uma consultoria ambiental contrata um serviço de hospedagem, ela deve observar se ele atende suas necessidades.

Um jeito de fazer isso é contando com algumas ferramentas da internet que qualificam a velocidade do site. A partir de uma análise mais detalhada, é possível identificar a quem cabe resolver um problema de lentidão, por exemplo.

Observar links quebrados

Em muitos sites são feitas linkagens internas e externas para enriquecer os conteúdos postados. No caso dos links externos, que levam o usuário a outro site, pode ser que eles apresentem algum erro quando o visitante clicar.

Isso prejudica a imagem tanto da página que postou o link quanto da que foi mencionada. Por isso, é importante verificar todos eles para ter certeza de que não apresentam nenhum problema.

Durante essa verificação, é interessante analisar os conteúdos como um todo, principalmente, para verificar dados que possam estar desatualizados, bem como, outras informações.

 

Aumentar a segurança do site

A segurança de um site é importante por diversas razões, então, deve ser observada de perto, além de reforçada sempre que necessário.

Assim como contratamos empresa de segurança eletrônica para proteger nosso patrimônio, precisamos proteger as informações do site, pois elas podem ser afetadas por muitos problemas.

Exemplos disso são: invasões que prejudicam o site ou até mesmo que possam tirá-lo do ar. Os invasores também podem instalar malware para distribuir e-mails com links maliciosos.

Estas e muitas outras situações podem ocorrer, mas existem algumas ferramentas que ajudam a descobrir esses pontos.

Quando a hospedagem é de qualidade, são disponibilizadas ferramentas que fazem uma varredura pelo site, identificando essas invasões. Essas ferramentas funcionam como o antivírus do computador.

Também é possível saber quantos arquivos foram publicados, dessa forma, quando há alterações, porém elas não foram feitas pelos responsáveis do site, é preciso ficar atento.

Uma empresa de coaching de carreira pode evitar esses e outros problemas controlando as senhas de acesso. Elas devem ser fortes e mudadas com frequência.

 

Fazer backup

É muito importante manter cópias atualizadas dos arquivos que são postados no site, como imagens, banco de dados etc.

O backup é ainda mais importante quando algumas alterações relacionadas a conteúdos forem feitas, para que o site possa voltar a sua condição anterior ao surgimento de um problema.

O ideal é manter os arquivos de backup em mídias externas, sim, no plural, armazenados em pelo menos duas mídias e jamais na conta de hospedagem do site.

Se uma clínica de fisioterapia conta com um bom serviço de hospedagem, ela terá esses backups feitos periodicamente. Só que não são todas que oferecem isso. Aliás, é papel do administrador realizar essa tarefa.

Melhorar a velocidade de carregamento

Quando o carregamento do site está lento, é importante ficar atento e acompanhar as alterações relacionadas a isso. E dois problemas podem ter ligação com essa situação, por exemplo, problemas no próprio site ou na hospedagem.

Para melhorar essa condição, em primeiro lugar, é preciso verificar se alguma alteração foi feita no site e tentar restaurar a condição anterior a essas mudanças. Essa ação costuma resolver problemas de programação.

A instalação de plugins e temas em sites que usam CMS como base de desenvolvimento pode acarretar em problemas de desempenho. Nesses casos, o ideal é desativar o que foi instalado ou restaurar o backup da versão anterior do site.

Também podem ocorrer problemas relacionados ao número de visitas que o site está recebendo. As empresas de contabilidade podem optar por visitas menores, sendo que esse tipo de hospedagem é bastante comum.

No entanto, usuários que excederem o limite poderão prejudicar outras pessoas. Esse problema pode ser identificado com o Google Analytics, e a solução é mudar para um plano que atenda ao novo número de visitantes.

Os ataques e invasões podem ser identificados pela equipe de hospedagem, pois ela é preparada e conta com todo o suporte necessário para essas situações.

Não esquecendo que existem algumas ferramentas que identificam problemas de lentidão. Seja um site para contratar seguro automóvel ou qualquer outro, o ideal é aguardar as medidas que serão passadas pelo suporte.

 

Importância de contar com um bom profissional

A manutenção do site pode ser feita pelo seu próprio administrador, no entanto, ele precisa entender bem do assunto para resolver qualquer problema que aparecer.

Se este é o seu caso, ótimo, é possível sim fazer a manutenção por conta própria quando entendemos do assunto. Agora, se você se sente inseguro, o ideal é contar com os serviços de empresas e profissionais do ramo.

Eles monitoram e fazem a manutenção dos sites, por meio de relatórios de desempenho que mostram onde as mudanças devem ser executadas. Essa é a melhor opção para otimizar o funcionamento do site.

 

Conclusão

O site de uma empresa ou de um profissional abre portas para novas oportunidades de negócio. É como se fosse a recepção de uma marca, o interior de uma loja etc., ou seja, ele precisa causar uma boa impressão.

Para isso, é importante que funcione adequadamente, que seja de fácil manuseio e que ofereça aos usuários tudo o que eles precisam para ter uma boa experiência de acesso.

Tudo isso é garantido pela manutenção dos sites, que deve ser feita do jeito certo, para que a empresa conquiste seus consumidores e leve até eles todas as informações que precisam.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Ideas

Casos de Sucesso.

Já são mais de 10.000 clientes usando nossos produtos, softwares e planos de publicidade. Ficamos felizes em acompanhar o crescimento de nossos clientes a cada dia que passa.

Strategy

Criação de Logotipos.

Criamos a sua marca com qualidade e elegância acompanhando todas as tendências atuais. Além de colocarmos a sua empresa no mundo das redes sociais.

Tele Vendas (11) 2476 5789
De seg à sex de 10hs as 18hs