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Dicas para melhorar o SEO de seu site

Publicado em Blog

Quem trabalha com marketing digital, conhece a importância de melhorar SEO (Search Engine Optimization), ou otimização para os mecanismos de busca, dos sites. 

 

Isso porque o algoritmo do Google passa por frequentes mudanças, sendo necessário acompanhar as tendências, para obter uma boa classificação.

 

 

Atualmente, estima-se que o Google faça mais de 100 bilhões de pesquisas por mês. Apesar disso, as páginas com melhor rankeamento são as que mais se destacam no mercado, principalmente os três primeiros resultados.

 

Segundo um levantamento do HubSpot, a primeira posição nos resultados de pesquisa orgânica do Google tem uma taxa de cliques de 34,36%.

 

Ou seja, quando um usuário busca por uma empresa de impermeabilização de caixa d’água, por exemplo, é provável que ele dê preferência para o primeiro link, considerando-o mais credível, confiável e de qualidade.

 

Como consequência, quanto maior é o reconhecimento e o tráfego orgânico para o seu site, maiores são as chances de venda. Por esse motivo, o SEO ganha cada vez mais relevância nas estratégias de marketing atuais.

 

No artigo de hoje, conheça algumas dicas para melhorar o SEO de seu site e saiba como conquistar uma boa classificação no Google. Acompanhe a leitura!

 

O que é SEO?

O SEO (Search Engine Optimization), ou otimização para os mecanismos de busca, é um conjunto de técnicas que visa melhorar o posicionamento da sua página nos sites de pesquisa, em especial o Google.

 

Para isso, a estratégia utiliza uma série de procedimentos, para que o buscador compreenda que o seu conteúdo tem maior valor ao público.

 

As práticas de otimização são divididas em duas partes: o SEO On Page e o SEO Off Page. No primeiro caso, temos as técnicas aplicadas dentro da própria página, já o segundo se refere aos elementos externos do site e o relacionamento com o restante da web.

 

É importante aplicar ambas estratégias para conquistar uma boa classificação no Google.

 

Até porque as empresas de contabilidade com uma boa prática de link building, por exemplo, que é uma técnica de SEO Off Page, irão se destacar mais do que aquelas que não aplicam essa iniciativa.

 

8 dicas de SEO para melhorar a classificação do seu site

Em primeiro lugar, é necessário investir nas práticas de SEO On Page, melhorando a estrutura do conteúdo e a arquitetura dentro da sua própria página. Abaixo, confira algumas dicas que vão ajudar a melhorar a sua classificação:

1 - Elabore uma estratégia de palavras-chave

Para aparecer nos primeiros resultados de pesquisa do Google, é preciso trazer em seu conteúdo os termos mais pesquisados pelos seus usuários, isto é, as palavras-chave.

 

No entanto, a ideia não é trazer qualquer termo, mas sim, as palavras que mais se relacionam com o seu negócio.

 

Uma dica é ir além dos produtos e serviços que a sua empresa oferece, mas pensar nos interesses do seu cliente e o que ele gostaria de saber sobre o seu negócio.

 

Por exemplo, fabricantes de fios e cabos elétricos podem trazer conteúdos a respeito das normas de segurança para trabalhos com eletricidade, usando a palavra-chave “segurança em projetos NR10”.

 

A estratégia de palavras-chave concentra os esforços do seu site para a atração de visitantes qualificados, ou seja, com interesse genuínos nos seus produtos ou serviços, o que aumenta as chances de conversão.

 

2 - Produza conteúdo relevante

O marketing de conteúdo anda lado a lado com a estratégia de SEO. Isso porque o Google compreende que o usuário digital está em busca de informação, não somente de uma propaganda sensacionalista.

 

Ou seja, ao pesquisar por uma empresa de rolamentos, por exemplo, a intenção não é se deparar com anúncios, mas também com materiais que informem a respeito do produto, suas vantagens, entre outros conhecimentos.

 

Além do mais, é preciso produzir um conteúdo que atenda aos interesses do usuário, quer dizer, seja direcionado e orientado, conforme o perfil do público-alvo. Caso contrário, o seu visitante não voltará ao seu site novamente.

 

Deve-se dar preferência para conteúdos textuais, uma vez que o algoritmo do Google lê apenas códigos e palavras. No entanto, isso não exclui a possibilidade de outros materiais, até para diversificar o formato, tornando a experiência do usuário mais produtiva.

 

Não existe um tamanho ideal para os artigos. Contudo, recomenda-se que o seu conteúdo vá além de 500 palavras.

3 - Não faça plágio dos conteúdos

O Google não tolera plágio, visto que essa é uma prática antiética. Diante disso, o algoritmo não só prejudica a classificação, mas também coloca o seu site como “mal visto” diante de todo o restante da web.

 

Por esse motivo, sempre produza conteúdo original.

 

4 - Crie um meta-título atrativo

O meta-título consiste na forma em que o seu site irá aparecer nos resultados de busca do seu site. 

 

Como nem todas as páginas têm a mesma informação, é importante escrever o título, em conjunto com pequenas descrições, para que o usuário possa identificar com mais facilidade sobre o que se trata o seu site.

 

Acompanhe um exemplo de uma empresa de segurança eletrônica:

 

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Os melhores meta-títulos são aqueles que utilizam palavras-chave específicas do seu nicho de atuação. Desse modo, os usuários serão muito mais qualificados.

5 - Tenha um site responsivo

Desde 2015, o Google passou a considerar a responsividade como um dos fatores-chave para a classificação das páginas entre os resultados de pesquisa. Muito disso, deve-se ao crescimento exponencial dos dispositivos móveis (tablets, smartphones e celulares).

 

De acordo com o Inet Solutions, mais de 50% dos usuários começam uma busca através de dispositivos móveis e essa porcentagem deve aumentar com o passar dos anos.

 

Além do mais, os smartphones são muito usados para iniciar uma pesquisa local. Por exemplo, se o usuário quiser encontrar um escritório de contabilidade em São Paulo, mas ele está na rua, é bem provável que ele faça essa pesquisa no celular.

 

6 - Aprimore o link building

O link building é uma estratégia de SEO Off Page, que consiste na aquisição de backlinks (menções ou hiperlinks) para o seu site, bem como a citação de outras páginas no seu conteúdo. 

 

Dessa forma, é possível mostrar ao Google o bom relacionamento do negócio com o restante da web.

 

Além do mais, a presença de backlinks é fundamental para garantir uma melhor experiência de leitura ao usuário. Afinal de contas, ele terá à disposição mais informações para completar o material.

 

É importante que a estratégia de link building tenha:

 

  • Uma variedade de backlinks;

  • Menções de qualidade, de sites confiáveis;

  • Citações que façam sentido para o usuário;

  • Cuidado com os “links quebrados” (que não funcionam).

 

Outra dica é ficar atento às menções em sites de spam, pois esses backlinks podem prejudicar a sua classificação.

 

O link building também envolve o uso de menções internas. Desse modo, uma empresa de coleta de lixo hospitalar, por exemplo, pode colocar hiperlinks para portais de notícias e outros negócios parceiros.

7 - Tenha URLs amigáveis

A URL, isto é, o endereço do seu site deve ser amigável e, de preferência, conter a palavra-chave principal do seu conteúdo.

 

Isso ajuda na indexação do Google, pois o algoritmo consegue identificar a sua página com mais facilidade e, desse modo, fazer um ranqueamento muito mais otimizado.

 

Dessa maneira, ao trazer um conteúdo sobre aluguel de tenda para casamento, por exemplo, o melhor é optar por um site com endereço curto, como: /Aluguel- de- tenda -para casamento, ao invés de:aluguel20%detendas?search.

8 - Tenha imagens no seu conteúdo

Embora o algoritmo do Google seja focado em textos e códigos, o uso de imagens no seu conteúdo pode melhorar a experiência de leitura do usuário, proporcionando uma navegação mais agradável.

 

Uma pesquisa da Backlinko mostrou que a adição de uma única imagem no conteúdo é capaz de melhorar a classificação nos sites de pesquisa, justamente por conta dessa boa experiência do usuário.

 

Essas imagens podem ser ilustrações, fotografias, gráficos, bem como outros ativos de marketing, como materiais em audiovisual e animações.

Conclusão

O SEO é uma das principais estratégias de marketing digital da atualidade. Estima-se que 70% das empresas brasileiras já adotem a otimização para os mecanismos de busca, devido aos ótimos resultados, como aumento do tráfego orgânico e das taxas de conversão.

 

No entanto, é importante salientar que o SEO é uma estratégia a longo prazo, por isso, os resultados podem não aparecer do dia para a noite. Além disso, é necessário acompanhar as tendências do Google para atualizar os conteúdos do seu site sempre que possível.

 

Com uma estratégia de SEO bem aplicada, o seu site não só aumentará o número de visitantes, mas também terá mais reconhecimento no mercado online.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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