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Dicas para criação de site de vendas

Publicado em Blog

Criar um site de vendas tem sido o objetivo de muitas lojas e empresas, pois ele oferece a possibilidade de expandir os negócios e conquistar mais clientes em menos tempo.

Isso porque as pessoas têm preferido essa modalidade de compra, o que aumentou o crescimento das plataformas e-commerce rapidamente.

 

Tal mudança se deve ao fato de que os consumidores não precisam sair de casa, bastando apenas uma conexão com a internet.

Com isso, empresas dos mais variados setores têm faturado alto, o que tem chamado a atenção de muitos lojistas. Além de todas essas facilidades, também existe uma economia envolvida.

Nesse tipo de negócio, o proprietário não precisa investir alto em recursos para manter um espaço físico e todos os gastos envolvidos, como aluguel, energia elétrica, mobília etc.

Devido a isso, muitos negócios estão preferindo mais investir em uma loja on-line, do que em uma nova unidade ou filial. Afinal, as vendas continuam acontecendo, mas sem precisar de todo o aparato de uma loja física.

O segredo está em como fazer esse site, uma vez que ele necessita de alguns recursos que atendam satisfatoriamente às necessidades dos consumidores e tragam sucesso para a marca. Então, é sobre isso que vamos falar aqui.

 

 

O crescimento do e-commerce

As plataformas e-commerce são uma modalidade de compra e venda que já vinha crescendo nos últimos anos. Para se ter uma ideia, em 2018, elas movimentaram mais de 23 bilhões de reais.

No entanto, fomos pegos de surpresa por uma crise de saúde pública, esta que forçou os consumidores a optarem pelas compras on-line, para terem acesso aos itens que necessitam.

A pandemia do novo coronavírus acelerou a tendência de compra e venda pela internet, transformando-a em opção para os mais variados tipos de negócio, como lojas especializadas em microscópio para laboratório, por exemplo.

Quem já estava se modernizando e adotando essa medida se deu bem e não sofreu tanto com os impactos causados pelo período de isolamento social.

Por outro lado, aqueles que ainda não trabalhavam com essa modalidade, tiveram que agilizar esse processo para não perder lucros e se envolver em prejuízos irreversíveis.

Só que alguns empreendedores tiveram problemas ao investir em sites para vendas, principalmente, por não saberem ao certo como proceder. Isso porque não basta ter um site, é preciso se atentar a alguns fatores importantes para que ele dê certo.

 

Como criar um site de compras

Quando começamos a pensar na possibilidade de abrir um site de vendas pela internet, tudo parece difícil e complicado demais. Mas seguindo algumas dicas, tudo fica mais fácil e simples.

Se você já providenciou abertura de empresa, o primeiro passo é definir o seu nicho de atuação. A segmentação é um fator decisivo para ter sucesso nessa modalidade, pois é ela que define o público-alvo e as estratégias de marketing.

Depois, é o momento de escolher uma plataforma que ofereça recursos suficientes para sua necessidade, além de segurança para o negócio e para os compradores.

Ao escolher dentre as opções disponíveis no mercado, é necessário pensar na personalização das páginas e nas constantes análises de dados.

É possível optar por plataformas pagas ou gratuitas, dependendo sempre de qual vai atender o seu projeto e o seu bolso.

Depois, é importante pensar no design, aqui é preciso muita atenção, pois um componente visual forte atrai clientes e faz com que permaneçam mais tempo na página.

De qualquer forma, seja para vender bota de segurança impermeável ou qualquer outro produto, o site deve ser bonito e funcional.

Para garantir isso, contrate um profissional de comunicação visual para construir uma identidade que transpareça o negócio de forma clara.

Depois de providenciar todos esses itens, é hora de definir os produtos que serão vendidos. Lembre-se de que, mesmo que você tenha uma loja de departamentos, seria estranho vender peças automotivas em uma loja de roupas.

Dessa forma, é essencial que você defina quais produtos vai vender, pois dessa forma fica mais fácil atrair o público interessado.

Por fim, garanta que a sua loja on-line tenha suporte e atendimento ao cliente. Isso é muito importante, pois é por meio desse canal que os clientes podem esclarecer dúvidas antes ou depois da compra.

Alguns dos principais canais de comunicação que oferecem o atendimento e o suporte necessário para os clientes são:

  • Fale conosco;

  • E-mail;

  • Telefone (se tiver);

  • Chat.

Também podem ser usados outros canais, como as redes sociais e aplicativos de mensagens como o WhatsApp.

 

Dicas para otimizar o site

Além de pensar em todos os fatores que mencionamos acima, é preciso aplicar constantemente algumas estratégias que otimizam o site.

Sendo que otimizá-lo significa torná-lo cada vez melhor, investindo em técnicas que melhorem sua posição no ranking de pesquisas, usabilidade para os clientes e benefícios que podem ser usufruídos por eles e pela própria marca.

Não importa se você vende tecido jacquard para cortina ou qualquer outro produto, o importante é que o seu site seja enquadrado em uma boa categoria, para que você possa, de fato, vender e ter lucro.

Uma dessas estratégias é o que conhecemos como SEO (Search Engine Optimization), um esquema de otimização de sites que faz com que eles apareçam entre as primeiras posições do Google.

Isso é importante porque os usuários classificam as primeiras posições como endereços seguros. Dessa forma, tem mais visibilidade quem está na primeira página de resultados.

Outra estratégia fundamental é conectar o e-commerce com as redes sociais, como Facebook e Instagram, pois elas ajudam a aumentar o tráfego e aumentar as oportunidades de vendas.

As pessoas podem encontrar nessas plataformas todo tipo de serviço e produto, até mesmo cotação de seguro. Dessa forma, é essencial que a sua marca esteja presente nelas para fins de divulgação.

Uma característica fundamental que qualquer loja virtual precisa ter é um site responsivo. Esses sites podem ser acessados por diversos meios, de computadores até smartphones, pois se ajustam a qualquer tamanho de tela.

Se um site não é responsivo, ele prejudica a experiência do usuário, que vai desistir e procurar o que precisa com o seu concorrente.

Além de ser uma maneira de garantir que o seu cliente compre com você, porque as compras por dispositivos móveis têm aumentado muito, é um pré-requisito do próprio Google para que seu site apareça nos resultados de pesquisa.

É essencial fornecer muitas informações que descrevam detalhadamente o que está sendo vendido, uma vez que as vendas pela internet se baseiam em fotos e textos que falem sobre os itens.

Algumas categorias, como as vendas de equipamentos para construção civil, precisam se atentar ainda mais sobre isso, uma vez que é importante que o cliente receba em casa exatamente aquilo que precisa.

Uma informação mal dada pode resultar em compras equivocadas e muita insatisfação por parte dos clientes. 

Ademais, os pagamentos devem ser facilitados, pois atualmente os consumidores compram seus produtos e serviços de muitas maneiras.

As principais formas de pagamento usadas para comprar colar elizabetano para gatos ou qualquer outro produto ou serviço são boleto bancário, cartão de crédito, débito e transferência bancária.

Para possibilitar todos esses meios aos seus clientes, trabalhe com um bom intermediador para que as transações financeiras do site sejam feitas de maneira segura, tanto para você quanto para quem compra.

Por fim, não se esqueça de que, independentemente de qual seja o seu setor e a classe social dos seus clientes, todo mundo gosta de uma boa promoção.

No que diz respeito às lojas virtuais, o frete grátis é o que faz mais sucesso, pois geralmente é um valor que pesa no momento da compra.

Você pode disponibilizar o frete grátis para compras acima de determinado valor, por exemplo. Dessa forma, você não só estimula a compra, como induz o cliente a comprar mais, só para não ter que pagar o frete.

Os descontos nos produtos em si também são muito atraentes e ajudam a desencalhar aquele item que não sai do seu estoque de jeito nenhum.

Outra dica interessante são brindes para compras de determinados produtos ou serviços. Por exemplo, um e-commerce de aluguel de cabine fotográfica pode oferecer brindes para clientes que fizerem locações por mais de 5 dias.

As possibilidades são muitas, mas independentemente do que você escolher, é preciso fazer uma análise completa do seu orçamento para não sair no prejuízo.

Depois de ler este texto, com certeza ficou muito mais fácil investir numa loja virtual, certo? Com ela, seu negócio atinge outro patamar, sem falar na possibilidade de vender para qualquer lugar do Brasil e do mundo.

São vendas que se concretizam 24 horas por dia, sete dias da semana, cabendo a você apenas enviar os produtos para os seus clientes.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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