WHATSAP: (11) 94654 3694 das 11:00H as 20:00H | VENDAS: (11) 2476 5789 das 12:00H as 20:00H

Dicas de otimização para seu site

Publicado em Blog

Conhecer a otimização de sites é essencial para melhorar os resultados de uma empresa, porque isso permite trabalhar e adaptar a construção do conteúdo de forma adequada. 

 

As interações do público se modificam constantemente, então a formatação e construção do site também precisam de adaptações constantes.

 

Estudar e aplicar melhorias constantes ao site traz diversas vantagens para o desenvolvimento do negócio, por exemplo:

 

  • Melhora a posição nas buscas;

  • Aumenta as vendas;

  • Atrai mais clientes;

  • Ganha maior relevância e credibilidade.

 

Quando um usuário pesquisar por locação de computadores SP, por exemplo, a empresa que trabalha com esse serviço precisa garantir que seu site vai aparecer nos resultados das buscas. O método ideal de fazer isso é por meio de um conteúdo bem elaborado.

 

O empreendedor deve criar seu site e produzir o texto cuidadosamente, de acordo com o tema e o público-alvo. Dessa forma pode garantir que as pessoas encontrem sua empresa quando pesquisarem por um serviço.

 

Um caso diferente é uma pessoa buscando por empresas de facilities SP. Como se trata de outro nicho, o site dessa firma precisa ser elaborado de acordo com os serviços ofertados e pensado no conhecimento das pessoas que vão consumir isso.

Como otimizar um site

A otimização de um site é desenvolvida para melhorar a experiência do usuário e, com isso, melhorar os resultados da empresa dentro dos mecanismos de busca. Ou seja, o objetivo é aprimorar a interação entre o cliente e a marca, bem como, trazer retorno para a empresa.

 

Para isso o empreendedor deve investir em alguns pontos específicos da página que melhoram a navegação no site e tornam a experiência do cliente positiva.

1 - Carregamento

O carregamento do site precisa ser rápido para tornar o processo dinâmico e prático para o usuário. Para isso é necessário utilizar imagens em formato específico e inserir poucas mídias na página inicial. Além de formatar o texto de forma compatível com o layout.

 

Acessar um site que demora para carregar é muito chato, muitas vezes o usuário para o que está fazendo e vai verificar a conexão com a internet. O problema pode estar realmente na formatação do site e não na rede doméstica daquela pessoa.

 

Isso causa desinteresse. Esse usuário vai procurar o serviço em outro site. Tempo é dinheiro, por isso é importante valorizar o tempo que o cliente gasta pesquisando por um serviço e oferecer conteúdos fáceis e dinâmicos.

2 - Palavras-chaves

O redator do site deve pensar em uma palavra-chave relativa ao assunto da página e utilizar esse termo ao longo do texto. Mas isso deve ser feito com bom senso, sem excesso para não deixar a leitura cansativa.

 

Dessa forma, usando palavras relevantes, o site vai aparecer facilmente nas pesquisas sobre aquele assunto e terá maior chance de ser encontrado pelos usuários.

 

Isso é importante para mostrar para o cliente do que se trata o serviço. Mas deve ser feito com cuidado e atenção. Uma fabrica de camisa polo para revenda, por exemplo, precisa mencionar esses termos ao longo do texto em seu site. 

 

Ao fazer isso a página da empresa pode ser encontrada quando um usuário pesquisar por esse tipo de produto. 

3 - Criar um site responsivo a vários aparelhos

Uma forma de otimizar o site da empresa é tornar ele responsivo a vários dispositivos diferentes. Isso é muito importante para garantir que o cliente tenha acesso ao conteúdo, independentemente do aparelho que esteja usando naquele momento.

 

Não vai ser funcional uma pessoa pesquisar, através do celular, locação de desktop e encontrar um site que não carrega neste dispositivo. A empresa responsável por esse site perderá o cliente porque ele vai preferir acessar um conteúdo que não exija utilizar outro dispositivo.

 

É importante deixar a informação acessível e prática para o cliente. Se ele precisar trocar de aparelho para carregar o site, essa informação não está acessível. Uma dica é fazer testes de acesso em dispositivos diferentes antes de oficializar o site, para garantir que qualquer pessoa consiga ver o conteúdo daquela página.

4 - URL

É comum que a URL das páginas seja um código confuso. Isso é um padrão. Ao elaborar o site da empresa é possível editar o endereço da URL do site e de cada página dentro dele para tornar chamativo para o usuário.

 

Se uma página sobre comercio de chapas de aço tiver essas palavras em sua URL, vai ser mais atrativo para os clientes e terá maior chance de aumentar o número de acessos, por exemplo.

5 - Conteúdo

Outro passo importante que o redator do site deve seguir é em relação ao conteúdo. Apesar de utilizar palavras-chave, é essencial trazer informações novas e relevantes. 

 

Usar os termos principais apenas para posicionar o site na busca, mas sem ter conteúdo relevante vai jogar contra o próprio site. Isso gera desinteresse e afasta o usuário.

 

Por isso, o cuidado na construção do texto é essencial. É importante ser honesto com o cliente. A página precisa ser criada para aparecer nas buscas, mas também para informar as pessoas sobre a empresa e os serviços oferecidos. 

Como trabalhar a otimização SEO do site

Depois de saber porque a otimização do site é importante e como ela pode ser aplicada, é interessante conhecer algumas dicas para melhorar ainda mais esse trabalho. Lembrando que essas técnicas vão ajudar a melhorar os resultados de busca e ajudar os clientes a encontrarem a página da empresa.

Headline

O texto pode ser dividido com o uso de headline, ou seja, trabalhar com hierarquia de conteúdo. Os assuntos mais importantes recebem maior foco e os temas menos relevantes ficam para segundo plano. 

 

Assim o usuário é direcionado ao longo do texto da forma como for conveniente para o produtor de conteúdo da empresa. 

 

Isso é essencial para o cliente não ser jogado em meio a diversas informações ao mesmo tempo sem saber qual delas seguir. 

 

Além disso, essa técnica SEO é essencial para os mecanismos de busca encontrarem o site e indicarem ele como uma boa solução de acordo com a palavra-chave que foi pesquisada.

 

Os sites de empresa de manutenção de geradores, por exemplo, devem apresentar essas palavras tanto no texto quanto no título das divisões.

Meta-tag

A meta-tag, ou meta descrição, também é muito importante. Esse é aquele texto que aparece na lista de resultados da busca, logo abaixo do título do site, descrevendo-o para os usuários.

 

É assim que a pessoa vai saber se tem interesse em acessar aquela página ou não. Por isso deve ser escrito com cuidado, podem ser utilizadas palavras-chave secundárias para ajudar a conduzir o cliente a encontrar o site.

Títulos

Os títulos e subtítulos, assim como os headlines (títulos das divisões do texto) também devem ser otimizados. Isso significa que precisam conter a palavra-chave e serem relevantes, mas é importante que sejam curtos.

 

Assim o redator desse conteúdo garante que o texto não fique cansativo mas seja possível localizar através das pesquisas.

 

Se um usuário pesquisar por serviços de folha de pagamento, por exemplo, é interessante que ele encontre um site com pelo menos um título utilizando essas palavras. Isso significa que aquele conteúdo usou recursos de otimização para buscas.

 

Mas é importante lembrar de adicionar conteúdo relevante e atrativo, não usar apenas títulos e palavras convenientes para a busca, pois isso pode afastar o cliente.

Conteúdo multimídia

Uma dica importante é sobre as imagens utilizadas na página. Os mecanismos de busca não são capazes de identificar as figuras utilizadas, por isso é necessário descrevê-las através de palavras.

 

O uso de palavra-chave nas tags das imagens e no texto descritivo vai ajudar as pesquisas a localizarem o texto de acordo com o conteúdo multimídia utilizado.

 

O site de uma empresa que trabalha com terceirização de serviços de limpeza, por exemplo, precisa usar essas palavras na descrição das imagens para ajudar o sistema de busca a localizá-lo.

A importância de saber como otimizar um site

Atualmente, muitas pessoas buscam produtos e serviços através da internet. Uma página bem elaborada garante que o conteúdo chegue até os clientes certos. 

 

Por isso, é importante investir na otimização de sites. Isso melhora os resultados de busca e traz retorno para a empresa.

 

Um conteúdo bem-feito não pode apenas usar palavras que ajudam na busca, precisa trazer informações novas e relevantes. Isso atrai o cliente, prende a atenção e cria uma relação de confiança entre a pessoa e a marca.

 

Informação e conteúdo são essenciais para um vínculo de fidelidade e confiança. É importante tratar o cliente com honestidade, trazendo sempre informações úteis.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Ideas

Casos de Sucesso.

Já são mais de 10.000 clientes usando nossos produtos, softwares e planos de publicidade. Ficamos felizes em acompanhar o crescimento de nossos clientes a cada dia que passa.

Strategy

Criação de Logotipos.

Criamos a sua marca com qualidade e elegância acompanhando todas as tendências atuais. Além de colocarmos a sua empresa no mundo das redes sociais.

Tele Vendas (11) 2476 5789
De seg à sex de 10hs as 18hs