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Como produzir conteúdo de qualidade para blog

Publicado em Blog

Produzir conteúdo para blog é uma estratégia conhecida no marketing digital, já que a oferta de informações relevantes é capaz de melhorar o reconhecimento da marca, aumentar o número de visitantes no site oficial e acompanhar as tendências do mercado.

 

Desde o advento da internet, os usuários não querem apenas uma propaganda sensacionalista e interruptiva, mas sim um material de qualidade, que possa oferecer conhecimento e informação.

 

Ou seja, quando alguém procura por paisagismo residencial, por exemplo, a intenção é compreender mais sobre o serviço, procurar dicas de decoração e receber novidades sobre o assunto. Daí a necessidade da produção de conteúdo digital.

 

Além do mais, essa estratégia associada ao marketing de conteúdo é capaz de gerar 3 vezes mais leads (potenciais clientes) e custa 62% menos do que campanhas publicitárias tradicionais, segundo levantamento de DemandMetric.

 

No artigo de hoje, saiba como produzir conteúdo de qualidade para blog e as principais vantagens dessa metodologia. Acompanhe a leitura!

 

Quais as vantagens da produção de conteúdo para blog?

De acordo com a Content Trends, as publicações em blogs são responsáveis por 1,8 vezes mais visitas para as empresas que usam a estratégia, em comparação com as marcas que não investem na produção de conteúdo.

 

Por conta disso, é cada vez mais comum que os negócios de todos os tipos, como serviços de contabilidade, indústrias, lojas e e-commerces, invistam na criação de blogs.

 

Abaixo, confira as principais vantagens da produção de conteúdo em blog.

Maior alcance do seu negócio

Para quem está começando agora, ter um bom alcance de público-alvo é fundamental para o sucesso do empreendimento. Até porque, boa parte da audiência não ouviu falar do seu produto ou marca.

 

Sendo assim, a produção de conteúdo para blog é capaz de melhorar isso, aumentando o alcance dos potenciais clientes e colaborando com o crescimento do seu negócio.

 

Imagine, por exemplo, que um usuário está pesquisando por um serviço de demolição na internet e se depara com o seu texto ou vídeo. Mais do que consumidor aquele conteúdo, ele também irá conhecer a empresa e, caso decida fechar um contrato, verá o seu negócio como principal opção.

 

Por esse motivo, a produção de conteúdo deve ser focada na criação de materiais de qualidade, com alto valor informativo e que possa atender às necessidades do cliente.

Aumenta a autoridade do site

Quando se elabora um artigo com informações verídicas, o público passa a olhar a sua marca com mais credibilidade e confiança. Como consequência, isso aumenta a autoridade do seu site e o coloca como especialista no assunto.

 

Por exemplo, uma empresa de segurança do trabalho que mantém um blog atualizado é vista com mais profissionalismo e conhecimento, em comparação com outro negócio concorrente que somente investe em publicidade.

 

Essa autoridade é fundamental para aumentar o alcance da marca, bem como as taxas de conversão e as chances de venda.

Melhora a classificação no Google

O Google é considerado o gigante da internet. Hoje em dia, mais de 90% das buscas têm origem no site de pesquisa e, por esse motivo, é importante aparecer entre os resultados.

 

Para isso, é necessário investir no SEO (Search Engine Optimization), ou otimização para os mecanismos de busca, uma série de técnicas que ajudam a melhorar a classificação do seu blog no Google.

 

Entre as estratégias, destaca-se a produção de conteúdo. Afinal de contas, o próprio Google irá considerar que um artigo bem escrito de um escritório de contabilidade, por exemplo, merece uma classificação melhor em comparação com um texto mal formulado.

Redução de custos

Uma das grandes vantagens da produção de conteúdo é que ela não precisa de um orçamento alto. O custo para construir um blog é muito baixo e, além disso, a criação de materiais informativos é bem menor, em comparação às demais estratégias.

 

Entretanto, isso não quer dizer que o retorno seja baixo. Ao contrário disso, o ROI (Retorno sobre Investimento) é bastante significativo, porém a longo prazo.

7 dicas para produzir conteúdo de qualidade

Diante das vantagens da produção de conteúdo para blog, fica fácil perceber o porquê tantas empresas estão optando pela estratégia. 

 

No entanto, ao passo que os resultados são ótimos, é necessário destacar que há uma grande concorrência de mercado. Quando se pesquisa por montagem industrial, por exemplo, nos deparamos com uma grande diversidade de usuários.

 

Por esse motivo, é preciso adotar técnicas para se destacar da concorrência. A seguir, separamos algumas estratégias eficientes para a produção de conteúdo.

1 - Definir a persona de marketing

A persona de marketing é um personagem semi fictício do cliente ideal, com base nas características do público-alvo. Ela é responsável por direcionar o conteúdo, tornando a produção muito mais assertiva.

 

Para isso, vale a pena fazer uma pesquisa de mercado, envolvendo a coleta das principais informações sobre a audiência, como:

 

  • Faixa etária;

  • Gênero;

  • Estado civil;

  • Escolaridade;

  • Profissão;

  • Entre outros.

 

Além do mais, é fundamental identificar quais são as necessidades e os interesses do público-alvo, para produzir um conteúdo que realmente seja relevante para essas pessoas.

2 - Não coloque o SEO como prioridade

Um dos erros mais comuns da produção de conteúdo é priorizar somente o SEO, esquecendo-se das principais necessidades e desejos do público-alvo.

 

Claro que é essencial ter um bom posicionamento nos buscadores, mas isso não deve ser o único foco na elaboração de materiais.

 

Por isso, caso a sua empresa de desentupidora queira adotar a otimização, ela deve ser aplicada em conjunto com outras estratégias, incluindo o desenvolvimento de artigos relevantes, informativos e com capacidade de atração dos leitores.

3 - Ofereça a chance para o leitor se aprofundar

Uma iniciativa bastante eficaz na produção de conteúdo é oferecer opções para que o usuário se aprofunde em sua leitura e tenha novos conhecimentos sobre o assunto em questão. Isso colabora com a experiência completa do cliente.

 

Por esse motivo, sempre que possível, ofereça links para outros sites. Por exemplo, uma clínica de fisioterapia pode mencionar sites oficiais de órgãos de saúde, oferecendo maior credibilidade ao conteúdo e a possibilidade para o leitor de aprofundar no assunto.

4 - Crie um título atrativo

Na internet, é importante chamar a atenção do usuário logo na primeira impressão. Diante disso, é necessário focar na construção de um título atrativo, chamativo e que desperte o interesse para a leitura.

 

Inclusive, é importante usar a palavra-chave principal no título, como forma de melhorar o SEO do seu conteúdo. 

 

Algumas dicas para elaboração de um título chamativo são:

 

  • Use perguntas objetivas;

  • Faça uma lista;

  • Dê destaque para a palavra-chave;

  • Não use uma frase extensa.

 

Além do mais, vale a pena abusar da criatividade, pois ela fará toda a diferença para a construção de um artigo otimizado e que seja atrativo aos leitores.

5 - Aplique a escaneabilidade

A escaneabilidade é uma técnica de construção textual que facilita a leitura dinâmica dos usuários. 

 

Ela não só contribui com o SEO, mas é uma forma de proporcionar uma experiência mais confortável ao público, já que é possível identificar, com rapidez, o assunto-chave de cada parágrafo.

 

Um dos critérios da escaneabilidade é fazer o uso de recursos de texto, como negrito, itálico e sublinhado, além da construção de parágrafos curtos, de 3 a 4 linhas, no máximo.

6 - Use imagens

As imagens funcionam como uma espécie de “quebra” do texto no seu blog, além de ser uma forma eficiente de chamar a atenção do público, com um conteúdo visual.

 

Atualmente, vivemos na era das imagens, por esse motivo, incrementar o seu artigo com ilustrações, fotografias, gráficos, entre outros ativos de marketing, é fundamental para se destacar da concorrência e oferecer uma melhor experiência de leitura.

7 - Faça a revisão do conteúdo

A parte da revisão é, muitas vezes, negligenciada. No entanto, ela é tão importante quanto toda a produção do artigo, já que ela verifica possíveis erros que podem ter “passado” durante a elaboração do material.

 

Faça a revisão com cautela, analisando a presença de erros ortográficos, de código, entre outros problemas que possam prejudicar a credibilidade do seu conteúdo.

Conclusão

A produção de conteúdo para blog é uma das estratégias mais populares de marketing digital. 

 

Usada como parte das técnicas de otimização de SEO, mas também para gerar autoridade à marca, a elaboração de materiais informativos oferece inúmeros benefícios às empresas, incluindo maior reconhecimento no mercado.

 

Contudo, é preciso focar em um conteúdo de qualidade, adotando procedimentos e recomendações que melhoram a classificação no Google, mas também oferecer uma boa experiência de leitura aos usuários.

 

Desse modo, é possível usufruir de todas as vantagens da estratégia, obtendo mais sucesso na divulgação da marca na internet.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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