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Como fazer a integração das redes sociais de seu negócio

Publicado em Blog

A integração das redes sociais é uma das estratégias mais eficientes de marketing, pois possibilita o compartilhamento de conteúdo em vários canais, de forma padronizada, para que um número maior de usuários possa conhecer os materiais.

Mas ainda há muitas dúvidas sobre como fazer essa integração de modo completo, respeitando as especificações de cada rede, porém sem influenciar na qualidade do conteúdo.

 

O artigo de hoje vai tratar sobre essa questão, dando dicas de como fazer a integração das redes sociais de seu negócio e qual a importância dessa estratégia para o marketing da sua empresa. Acompanhe a leitura!

 

Por que o seu negócio precisa estar nas redes sociais?

O Brasil é um dos países que mais usa redes sociais em todo o mundo. De acordo com um levantamento da ComScore, atualmente mais de 121 milhões de brasileiros estão conectados à internet. Desse total, 88% utilizam as redes sociais.

 

 

 

 

O Facebook, considerado a rede social mais popular, já faz parte das estratégias de marketing de 92% das empresas brasileiras. Do montante de usuários, mais de 70% estão conectados a pelo menos uma página de negócios, gerando 645 milhões de visualizações e 13 milhões de comentários, em média.

 

Por esse motivo, é possível encontrar vários tipos de empreendimentos nas redes sociais, desde empresas de tradução, lojas de roupas, até mesmo, profissionais autônomos.

 

Inclusive, alguns tipos de empreendimentos atuam somente nas redes sociais, visto que não há a necessidade de gastar com um estabelecimento físico ou a construção de sites.

 

Só para termos uma ideia, as redes sociais foram responsáveis por mais de 75% das vendas do e-commerce, visto que elas funcionam como um canal que leva o usuário até a loja, de forma consciente ou inconsciente.

 

Por exemplo, quando vemos um determinado anúncio de uma empresa de atividades domésticas, podemos clicar nele e sermos direcionados para a página do negócio, requisitando a cotação de serviços de limpeza.

 

Quer dizer que as redes sociais atuam no aumento de vendas, mas não só isso. Elas também são responsáveis pelo reconhecimento do seu negócio, a construção de uma autoridade da marca e um relacionamento mais próximo com os clientes.

 

Quais os benefícios da integração das redes sociais?

 

Através das redes sociais, a empresa constrói uma relação mais próxima com o cliente, estimulando o usuário a percorrer todas as etapas da jornada de compras, de modo mais rápido e direcionado.

 

Muito disso, deve-se à própria dinâmica das redes, estas que oferecem conteúdos relevantes ao público, ao mesmo tempo em que permitem uma interatividade muito maior.

 

Nesse sentido, um dos principais benefícios da integração das redes sociais é justamente a maior visibilidade da marca. 

 

Até porque o posicionamento no mercado online depende fundamentalmente da incorporação de estratégias de marketing para que sua empresa se torne conhecida.

 

Não adianta nada uma empresa de segurança eletrônica abrir um site, por exemplo, mas negligenciar outras plataformas que podem atuar na divulgação da página, como as redes.

 

Se isso ocorrer, o site do empreendimento ficará esquecido, com um número mínimo de visitantes - o que não trará resultados benéficos para a marca.

 

Entre outras vantagens da integração das redes sociais, destacam-se:

 

  • Compartilhamento mais rápido dos conteúdos;

  • Promoção do seu site em outras mídias;

  • Alcance de novos públicos;

  • Baixo custo para implementação da estratégia.

 

Além do mais, outra vantagem é a própria aproximação da empresa com o público. Com a divulgação de conteúdo nas redes, os usuários passam a confiar mais no seu negócio e, consequentemente, eles veem sua loja como a primeira opção para fechar negócio.

 

Por meio desse relacionamento, é possível construir promotores da marca, isto é, os clientes recomendam seu negócio para outras pessoas, aumentando potencialmente as vendas e o reconhecimento da empresa.

Como fazer a integração das redes sociais?

A integração das redes sociais pode ser aplicada a todos os tipos de negócios, desde uma empresa de manutenção de geradores até outros modelos de empreendimentos. 

 

Claro que, dependendo das especificidades da empresa, é necessário adotar técnicas direcionadas. No entanto, há algumas estratégias que podem ser seguidas por todos, independentemente do segmento.

 

Abaixo, confira as principais formas de iniciar essa integração.

Poste conteúdos com frequência

O principal foco das redes sociais é o compartilhamento de conteúdo. Por conta disso, é necessário ter uma frequência de publicações e, o mais importante, focar na elaboração de materiais informativos e relevantes para a audiência.

 

Nesse sentido, é preciso ter um calendário de postagens e incluí-las nas redes sociais usadas pela sua empresa.

 

Diante disso, se uma consultoria ambiental optar por uma página no Facebook, LinkedIn e Instagram, por exemplo, é necessário seguir o cronograma para as três redes e adaptar o conteúdo para cada uma delas.

Faça interações com os seguidores

As redes sociais são conhecidas pela sua grande capacidade de engajamento. Por esse motivo, é fundamental manter uma comunicação aberta com os seguidores, principalmente os que interagem frequentemente com o seu conteúdo.

 

Nesse sentido, se um seguidor de uma assessoria contabil entrar em contato com a página no Facebook da empresa, é necessário respondê-lo o quanto antes. A mesma situação vale para comentários e outros tipos de interações.

Ofereça produtos na rede social

Ao oferecer produtos diretamente na rede social, é possível encurtar a jornada de compras do cliente, além de oferecer a possibilidade de integração dessas mídias com a sua loja virtual ou site.

 

Por exemplo, um coaching de carreira pode abrir um formulário de inscrições diretamente no Facebook, permitindo que mais leads comprem um convite para uma palestra ou curso.

Coloque links para o seu site

É importante que as redes sociais da sua empresa tenham links de redirecionamento para o site ou e-commerce do seu negócio. Uma opção é colocar esse endereço na bio do Instagram, ou na descrição da página no Facebook.

 

Para quem tem mais de 10 mil seguidores no Instagram, uma dica é divulgar o site diretamente no Stories, com a ajuda da ferramenta “Arrasta para cima”.

4 ferramentas para integração de redes sociais e websites

Hoje em dia, com o avanço tecnológico e o desenvolvimento de ferramentas de automação de marketing, várias empresas podem aproveitar as facilidades de softwares para a integração de redes sociais e websites.

 

Conheça algumas dessas ferramentas e saiba como usá-las!

1 - Social Media Auto Publish

O Social Media Auto Publish é uma ferramenta altamente intuitiva, que automatiza o compartilhamento de publicações para várias redes sociais.

 

Desse modo, se uma clínica de fisioterapia desenvolver um blog post com dicas para prevenir lesões, esse conteúdo pode ser compartilhado em diversas plataformas.

 

Além disso, o software permite filtrar os artigos conforme a categoria, com suporte para postagem personalizada, diante das especificações de cada rede social.

 

Outro atributo é a inserção de imagens de destaques às publicações nas redes sociais. Dessa forma, a postagem fica ainda mais personalizada.

2 - Social Count Plus

O Social Count Plus permite a configuração de widgets no site da sua empresa, permitindo a exibição da quantidade de seguidores nas redes sociais, como Facebook, Instagram, LinkedIn e Pinterest.

 

Dessa forma, outros usuários podem conhecer as redes sociais, diretamente do seu site, além de visualizar a popularidade dos seus canais na internet.

3 - Social Media Metrics

O Social Media Metrics é um software voltado à análise e mensuração das métricas nas redes sociais. Desse modo, ele ajuda a identificar as campanhas de integração que estão oferecendo bons resultados.

 

Com a ferramenta, é possível encontrar informações a respeito da quantidade de visualizações, comentários e compartilhamentos no Facebook, Reddit, LinkedIn e Pinterest.

4 - OnePress Social Locker

O OnePress Social Locker é um plugin usado para “bloquear” o conteúdo e restringir o acesso, por meio de uma subscrição.

 

Dessa forma, um usuário só pode ter acesso a um material, se compartilhar ou curtir a sua publicação. Isso aumenta o engajamento do público, o que gera resultados mais satisfatórios para as campanhas nas redes sociais.

 

No entanto, é preciso ter cuidado ao usar essa ferramenta, já que os usuários não gostam de ser “forçados” a agir.

Conclusão

A integração das redes sociais é uma estratégia bastante eficiente para aumentar a visibilidade das empresas no mercado online, mas nem sempre é usada de maneira inteligente no marketing.

 

Isso porque é necessário identificar as especificações de cada rede social, para que a publicação e a integração sejam feitas da maneira correta, proporcionando a melhor experiência para o usuário.

 

O artigo de hoje buscou trazer algumas dicas de como implementar a integração das redes sociais de maneira inteligente e estratégica, com técnicas de marketing digital, mas também com o uso de ferramentas de automação.

 

Dessa forma, é possível aproveitar ao máximo as vantagens de plataformas integradas, incluindo o aumento de vendas e o reconhecimento no mercado online.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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