WHATSAPP: (31) 99241-7207 | VENDAS: (11) 2476 5789

Como criar seu site no Wordpress

Publicado em Blog

Criar site no wordpress pode ser uma solução eficiente para quem precisa desenvolver a página da empresa e marcar sua presença online de forma rápida. Essa é uma excelente alternativa para quem não pode contratar esse serviço no momento e precisa resolver sozinho.

 

 

Primeiro, é preciso entender que um site é uma necessidade de toda e qualquer empresa hoje em dia. É assim que os estabelecimentos podem adaptar seu método de negócio para acompanhar o mercado e suas mudanças.

 

Grande parte dos consumidores estão online e realizam diversas atividades diárias através da internet. Até mesmo a cotação de seguro auto pode ser feita online. Então, as empresas também precisam ocupar esse ambiente virtual e alcançar essas pessoas. 

 

A presença virtual permite levar o conteúdo e a mensagem a um número muito maior de consumidores e conquistar o público-alvo. Para entregar um material adequado aos usuários, a empresa pode usar um sistema de gestão de conteúdo.

 

O que é um sistema de gestão de conteúdo?

O sistema de gestão de conteúdo, popularmente conhecido como CMS (uma sigla que em inglês significa content management system), é um conjunto de ações que torna mais fácil o processo de criar um site.

 

Na prática, é um sistema que permite criar, organizar, publicar ou apagar os conteúdos do site em um só lugar. É uma ferramenta para gerenciar todo o material produzido para o site que será direcionado para o público. 

 

A principal vantagem de usar esse tipo de sistema é sua dinâmica simples e prática. Seria muito trabalhoso atualizar os conteúdos manualmente todas as semanas ou até mesmo todos os dias. 

 

Por esse motivo que o sistema de gestão de conteúdo é tão importante: permite otimizar os processos e torna mais fácil trabalhar com a interação entre o público-alvo e a marca através da produção de conteúdo constante.

 

É interessante saber que as instituições de todos os setores podem usar esse recurso para melhorar seu desempenho, inclusive uma empresa de limpeza terceirizada.

 

Por que o wordpress é tão popular?

Um excelente sistema de gestão de conteúdo é o wordpress. Esse é, inclusive, o mais popular atualmente. O motivo disso é que essa ferramenta possui várias funções que melhoram o desempenho e permitem desenvolver processos de forma muito mais fácil.

 

Algumas das razões para essa popularização da plataforma são funções como:

 

  • A facilidade de edição;

  • Disponibilizar atualizações constantes;

  • É uma plataformas open source;

  • Utiliza plugins e temas variados; 

  • Pode ser otimizado para avaliar SEO.

 

Essas funcionalidades são excelentes para uma clínica de acupuntura apresentar conteúdo extra, relevante e inovador para seu público-alvo, por exemplo.

 

Como construir um site no wordpress

Para obter bons resultados e atingir os objetivos da empresa utilizando wordpress, é preciso criar um bom site. Dessa forma, a campanha desenvolvida pela equipe responsável, de acordo com o plano de ação, será eficiente e produtiva.

 

Então, vale a pena conferir quais são as etapas necessárias para construir o site através desse sistema de gestão de conteúdo.

Definir o conteúdo principal

O primeiro passo fundamental para criar um site é definir o conteúdo que será abordado. Esse site vai hospedar o e-commerce de um estabelecimento físico para vender na web? É um blog pessoal? Será um site empresarial?

 

A resposta para essas perguntas ajuda a direcionar toda a estrutura do site. Elementos como a linguagem, formato, imagens, layout e funções interativas são aplicados de acordo com o assunto que será tratado e objetivo que se quer alcançar.

 

Definir o domínio

Depois de determinar o assunto, é preciso definir o domínio do site. Nesse momento, a equipe deve pensar com cuidado porque esse nome vai representar a marca. Além disso, é assim que as pessoas vão localizar o site.

 

Então, é importante utilizar termos relacionados com os produtos e serviços que a empresa oferece. É interessante que empresas de manutenção industrial usem essas palavras ao criar seu site, por exemplo.

Escolher a hospedagem

Com o assunto e o domínio definidos, o próximo passo é escolher o serviço de hospedagem ideal. Para isso, é preciso considerar alguns fatores que vão interferir na rotina de atividades e funcionalidades do site.

 

A quantidade de recursos e funções que o site vai utilizar interfere diretamente na decisão da sua hospedagem, por exemplo. Também é fundamental escolher um serviço que permaneça online de forma estável e contínua. 

 

Uma pesquisa cuidadosa vai indicar quais são as alternativas com os melhores atendimentos ao cliente, assim é possível optar pela opção que vai ajudar a equipe da melhor forma quando o site tiver algum problema.

 

A facilidade de uso e o custo-benefício também são características muito relevantes. Lembrando que pagar por um serviço de hospedagem é um investimento e, por isso, precisa valer a pena.

 

Instalar o Wordpress

Contratar o serviço de hospedagem não é o suficiente para colocar o site no ar. Depois disso será preciso instalar o wordpress dentro do painel de controle do serviço de hospedagem.

 

Nesse momento, é necessário criar um cadastro com diversos dados: URL, idioma, usuário, senha, e-mail e título do site, por exemplo.

Escolher os temas

Escolher o tema significa dar uma cara para o site. Ou seja, escolher o layout. É assim que vai ser definido seu visual. Essa é uma etapa importante, porque cada tipo de site demanda um aspecto diferente. 

 

É bom lembrar que a linguagem visual é o primeiro impacto que a empresa causa no cliente. Por isso, esse passo é tão importante no processo de criação de um site.

 

Uma empresa de coleta de lixo pode usar em seu site um tema com as cores semelhantes à paleta utilizada para identificar as lixeiras da coleta seletiva, caso trabalhe com esse ramo, por exemplo. 

 

É interessante alinhar o layout com a proposta da empresa para os clientes identificarem a mensagem da instituição através da comunicação visual.

 

Instalação os plugins

Ao criar um site no wordpress é possível escolher e instalar plugins que vão adicionar funções e recursos. Essas ferramentas otimizam o desempenho do site porque acrescentam melhorias para o setor de administração, por exemplo.

 

Nesse caso a empresa deve observar quais são as necessidades deste site. Uma empresa de rolamentos vai criar um site com uma demanda específica e precisa de plugins que atendam isso.

Desenvolver o conteúdo para o site

O desenvolvimento do conteúdo depende essencialmente das metas a serem atingidas. Para conseguir esse intuito é importante saber com quem se está falando. Ou seja, conhecer o perfil do público-alvo, seus interesses, hábitos e preferências.

 

Dessa forma, é possível entregar um material que atenda as necessidades dessa demanda do mercado consumidor. É assim que a empresa pode interagir mais com o público, melhorar os resultados e aumentar as vendas.

Como trabalhar o site após criá-lo

O site não vai se desenvolver sozinho! Depois de criá-lo e publicá-lo, é preciso criar um plano de ação e seguir rigorosamente. Ou seja, produzir o conteúdo, alimentar o site com esse material e divulgá-lo.

 

Um web design coerente com a proposta da marca é fundamental. A concepção visual do site se relaciona diretamente com sua identidade diante do público. Por esse motivo é tão importante conciliar o layout com a produção artística do site e a ideia que se quer passar.

 

Empresas de contabilidade precisam pensar sobre qual é a cor ideal para transmitir a seriedade do seu seu trabalho, por exemplo. Esse tipo de elemento pode modificar a mensagem que a equipe quer levar até o público.

 

Além disso, é preciso saber quem é esse público-alvo, como é seu perfil e as preferências de quem consome os serviços de contabilidade para poder entregar um conteúdo relevante que atenda essa demanda.

 

Outra dica é desenvolver o SEO do site. Esse é um recurso que otimiza a página para ser localizada pelos mecanismos de busca e permitir que o usuário possa encontrar o conteúdo. Para isso ser possível é preciso usar palavras-chave relevantes, sempre de acordo com o tema principal.

 

Por fim, a equipe vai precisar divulgar o site para ele se tornar conhecido. Além de otimizar seu conteúdo para poder rankear ele nos mecanismos de busca, é importante promover através das mídias sociais da empresa. Lembrando de vincular esses perfis no próprio site.

A importância do wordpress

Um sistema de gestão de conteúdo é um conjunto de ações e funções que facilitam o processo de criação de um site. É uma ferramenta que permite administrar todo o conteúdo em um único local.

 

O grande benefício de usar um recurso desse tipo é sua praticidade. O wordpress é o sistema mais popular que existe, principalmente, por conta de sua quantidade de funções para ajudar no desempenho do site.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Ideas

Casos de Sucesso.

Já são mais de 10.000 clientes usando nossos produtos, softwares e planos de publicidade. Ficamos felizes em acompanhar o crescimento de nossos clientes a cada dia que passa.

Strategy

Criação de Logotipos.

Criamos a sua marca com qualidade e elegância acompanhando todas as tendências atuais. Além de colocarmos a sua empresa no mundo das redes sociais.

Tele Vendas (11) 2476 5789
De seg à sex de 10hs as 18hs